Em Goiás serão visitados 3.345 domicílios, distribuídos em 20 municípios, incluindo a capital
Por Lívia Barbosa
Em convênio com o Ministério da Saúde e em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o IBGE inicia nesta segunda-feira, 26, a coleta da Pesquisa Nacional de Saúde – PNS, que tem por objetivo levantar dados sobre a situação de saúde e os estilos de vida da população brasileira. Além disso, a PNS vai buscar conhecer como o cidadão cuida de sua saúde, no que se refere ao acesso e uso dos serviços de saúde, à continuidade dos cuidados e ao financiamento da assistência de saúde.
A PNS é uma pesquisa domiciliar de abrangência nacional, com periodicidade de cinco em cinco anos e que visitará, em 2019, um total de 108 mil domicílios no Brasil. Em Goiás serão visitados 3.345 domicílios, distribuídos em 20 municípios, incluindo a capital. Serão 41 pesquisadores em campo no estado no período de 26 de agosto a fevereiro de 2020.
Serão aplicados três questionários:
1 – Questionário domiciliar: levantará informações do domicílio, visitas domiciliares de Equipe de Saúde da Família e Agentes de Endemias;2 – Questionário para todos os moradores: poderá ser respondido por um dos moradores, apesar de trazer perguntas sobre todos que residem no domicílio;3 – Questionário para morador selecionado: em cada domicílio da amostra será selecionado um morador, de 18 anos ou mais de idade, para responder um questionário específico que só poderá ser respondido por ele próprio. Em uma subamostra o morador selecionado terá seu peso e altura medidos.
A Pesquisa Nacional de Saúde 2019 adicionou temas novos aos que foram investigados na edição que foi a campo em 2013. Uma dessas inovações é o módulo de questões sobre paternidade e exames pré-natal, direcionado aos homens. A PNS 2019 também trará um módulo sobre atividade sexual, que será aplicado aos moradores maiores de 18 anos. Há perguntas sobre o uso de preservativos e a idade em que a pessoa teve sua primeira relação.
Outro módulo novo será o das Relações e Condições de Trabalho, que segue as recomendações da OIT, com perguntas para detectar condições insalubres no ambiente de trabalho, além de problemas de saúde relacionados. A PNS continua a investigar se os moradores sofreram algum tipo de violência, em que local e quem era o agressor, mas a edição 2019 incluirá questões novas, para detalhar a natureza dessa violência (física, sexual ou psicológica).
Já o módulo de atenção básica à saúde foi estendido e terá uma série de perguntas sobre a utilização do Sistema Único de Saúde (SUS). As respostas irão compor um indicador que permitirá uma avaliação mais detalhada do atendimento recebido pelos entrevistados.
A primeira parte do questionário da PNS 2019 captará informações de todos os moradores. Na segunda parte, um morador de 15 anos ou mais de idade será selecionado para responder um conjunto específico de perguntas e ter seus dados antropométricos coletados.
Sigilo das informações
É importante ressaltar que todas as informações coletadas pela PNS têm sua confidencialidade garantida pela lei do sigilo da informação estatística (Lei no5534) e só podem ser utilizadas para fins estatísticos.
Os agentes de pesquisa do IBGE estarão identificados com o crachá e usarão equipamento eletrônico de coleta de dados (computador de mão). Os moradores poderão confirmar a identidade do entrevistador em ligação telefônica gratuita para 0800-721-8181 ou através do portal do IBGE.
Fonte:Jornal Opção
Nenhum comentário:
Postar um comentário