quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Cheio de ironias, Bolsonaro ataca imprensa e anuncia MP que diminui faturamento de jornais



(Foto: Reprodução/ TV Brasil)
(Foto: Reprodução/ TV Brasil)
Nesta terça-feira (06/08), o presidente da República Jair Bolsonaro anunciou que assinou a Medida Provisória 892, que torna desobrigatória empresas publicarem balanços em jornais impressos, dessa forma os veículos "de papel" (expressão utilizada pelo presidente) devem perder um faturamento de aproximadamente 600 milhões por ano. Ao anunciar a medida, Bolsonaro não poupou ironias à imprensa como um todo. Acusou-a de ser partidária e atacou o jornal Valor Econômico: "Espero que sobreviva"
A medida foi anunciada na abertura do 29ª Congresso da Expofenabrave, em São Paulo. "No dia de ontem, eu não sei se a imprensa de papel vai divulgar, mas também via Medida Provisória. Essa imprensa que eu tanto amo. Até mesmo sobre essa matéria de domingo sobre 102 parentes. Eu queria dizer a imprensa que eu não sou o deus priapo", disparou. Bolsonaro se referia à matéria publicada no domingo pelo jornal O Globo, repercutida por diversos outros veículos, incluindo o Diário de Goiás. Bolsonaro faz uma confusão aqui, pois a reportagem não trata apenas de parentes do presidente, mas todos os ligados ao chamado 'Clã Bolsonaro'. Isto é, também a parentes indicados a partir de homens de confiança da Família Bolsonaro.
Bolsonaro continua: "Então ontem (05/08), assinei uma Medida Provisória que fala sobre publicação de balanços referentes às empresas de capitais aberto. Quantas vezes nós abrimos os jornais e temos ali balanços de grandes empresas, como a Petrobras, dezenas de páginas, bem como outras empresas não estatais, também com algumas páginas publicando seu balanço”.
As ironias não pararam e Bolsonaro disparou: "Então para ajudar a imprensa de papel e para facilitar a vida de quem produz também, a nossa Medida Provisória faz com que o empresário possa publicar seus balanços a custo zero em sites da CVM ou no Diário Oficial da União”, completou.
"As grandes empresas gastavam com jornais em média R$ 900 mil reais por ano. Vão deixar de gastar isso aí. Eu tenho certeza que a imprensa vai apoiar essa medida. Obra de uma caneta BIC ou Compactor", disparou.
Bolsonaro também acusou a imprensa de fazer política partidária e ironizou o jornal Valor Econômico, dizendo que esperava que ele 'sobrevivesse' após a medida. "O que eu quero, o que eu preciso da imprensa é a verdade. Eu quero que a imprensa venda a verdade pro povo brasileiro e não faça política partidária como vem fazendo alguns órgãos de imprensa. Eu espero que o Valor Econômico sobreviva a Medida Provisória de ontem. Eu espero. Vão fazer esse tipo de política?"
Fonte:Diário de Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário