terça-feira, 28 de agosto de 2018

Assembleia participa da cerimônia de transferência da sede do Governo do Estado para Santa Cruz de Goiás





A CIDADE DE SANTA CRUZ DE GOIÁS, LOCALIZADA NO SUDESTE GOIANO, ÀS MARGENS DA GO-020, E A UMA DISTÂNCIA DE 125 QUILÔMETROS DE GOIÂNIA, FOI AGRACIADA, PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO, COM O TÍTULO DE CAPITAL DO ESTADO. A CERIMÔNIA ACONTECEU NA MANHÃ DESTA SEGUNDA-FEIRA, 27, DATA EM QUE O MUNICÍPIO CELEBRA O SEU 289º ANIVERSÁRIO. O EVENTO FOI MARCADO POR SOLENIDADE DE INSTALAÇÃO DOS PODERES EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO. NA OCASIÃO, HOUVE TAMBÉM A ENTREGA DA COMENDA DA ORDEM DO MÉRITO ANHANGUERA A 19 PERSONALIDADES DE DESTAQUE NA SOCIEDADE LOCAL. O DEPUTADO GUSTAVO SEBBA REPRESENTOU A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA NA SOLENIDADE.



A cidade de Santa Cruz de Goiás, localizada no Sudeste goiano, às margens da GO-020, e a uma distância de 125 quilômetros de Goiânia, foi agraciada, pelo segundo ano consecutivo, com o título de capital do estado. A cerimônia aconteceu na manhã desta segunda-feira, 27, data em que o município celebra o seu 289º aniversário. O evento foi marcado por solenidade de instalação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Na ocasião,  houve também a entrega da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera a 19 personalidades de destaque na sociedade local.
O deputado Gustavo Sebba (PSDB) marcou presença no evento, representando o Poder Legislativo, que é presidido pelo deputado José Vitti, seu correligionário. A solenidade contou ainda com a presença do governador do Estado, José Eliton, também do PSDB. Além deles, estiveram igualmente presentes: o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho; o prefeito do município de Santa Cruz, Mateus Félix Lopes (PRTB); e a prefeita da Cidade de Goiás, profª. Selma Bastos (PT), dentre várias outras autoridades representantes dos três poderes que integram a república goiana.
Sebba disse estar feliz com a justa homenagem prestada pelo Estado de Goiás ao município sede do evento. Ele foi, juntamente com o deputado Lincoln Tejota (Pros), um dos autores do projeto lei nº. 1726/18, que visa instituir, no calendário oficial do Estado, a transferência simbólica da capital de Goiânia para Santa Cruz de Goiás. A matéria aguarda, no momento, nova apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).  “Fizemos um projeto na Assembleia e hoje a gente vê que essa proposta já está consolidada. A gente fica feliz em poder representar a Assembleia, trazendo a contribuição do Poder Legislativo aqui para Santa Cruz de Goiás”, comentou.
Discursos
Ao falar sobre o evento, José Eliton, que também comemora 46 anos de idade na data de hoje, destacou igualmente a importância histórica do município, ressaltando, sobretudo, o seu potencial para o turismo. “Esse momento resgata toda história desta cidade que, por 30 anos, foi a capital do estado. É a valorização da tradição e do papel histórico que esta cidade tem na formação cultural de Goiás. Estamos buscando investir na formação de um apoio turístico para essa região, como forma de incrementar a economia local. Eu fico muito feliz e espero que essa homenagem se repita pelos próximos anos”, afirmou.  
Já o prefeito local, Mateus Félix Lopes, avaliou que, além do reconhecimento cultural, o evento contribui para aumentar a visibilidade do município, atraindo visitantes e gerando renda por meio do turismo. E aproveitou a ocasião para fazer balanço das melhorias em andamento, todas decorrentes de investimentos oriundos do Programa Goiás na Frente.
“Hoje, Santa Cruz, graças à ajuda do Governo, é um verdadeiro canteiro de obras. Aqui estamos fazendo pavimentação asfáltica no Setor Alexandre Damas, reformando nosso hospital municipal e construindo uma Unidade Básica de Saúde no distrito de Santo Antônio da Esperança, conhecido como Rio do Peixe. Além disso, nós iluminamos três campos de futebol”, enumerou.
Ele lembrou ainda importantes momentos da história do município, como o fato de a cidade ter servido, ao longo do século XVII, de passagem às bandeiras e de posto de avaliação de minérios, durante a extração do ouro no estado. Outro marco importante se deu em decorrência de Santa Cruz ter sido, por 30 anos, sede Governo, de 1839 a 1870, quando a antiga capital, Vila Boa, hoje cidade de Goiás, foi praticamente devastada por uma enchente de grandes proporções.
Homenagens
Após a solenidade de instalação dos três poderes, foi dado início a cerimônia de entrega das honrarias. Dentre os 19 homenageados, estavam políticos, autoridades militares, artistas e vários empresários locais. O destaque foi dado, na ocasião, ao presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Platon Teixeira de Azevedo Filho, que recebeu a medalha Grã-Cruz, o grau máximo da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera.
Falando em nome dos homenageados, Platon disse se sentir muito honrado com o recebimento da condecoração. “No meu caso, eu acredito que não estou recebendo só pela minha pessoa, mas pelo órgão que represento, que é a Justiça do Trabalho. Embora muito combatida, ela que procura, à sua moda, diminuir um pouco a desigualdade social em nosso país, distribuindo a paz entre empregados e empregadores, de uma forma célere e eficaz”, completou.
Fonte:https://portal.al.go.leg.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário