domingo, 29 de dezembro de 2019

Gestão & política-- 16 prefeitos que mais se destacaram em 2019

Hildo do Candango, prefeito de Águas Lindas | Foto: Divulgação
7-Hildo do Candango/PTB/Águas Lindas de Goiás
É apontado como o melhor prefeito da história do município. É gestor eficiente e um político articulado. É uma das estrelas políticas do Entorno de Brasília e é cotado para disputar mandato de deputado estadual ou federal em 2022. Tem condições de fazer o sucessor.


Gustavo Mendanha é apontado como a revelação política e administrativa de Goiás. Darrot e Iris Rezende são bem avaliados
A lista foi elaborada a partir de entrevistas com marqueteiros, pesquisadores, políticos, intelectuais e jornalistas. Os mais votados foram listados – o que não significa que não há outros prefeitos de qualidade (até porque muitos não são bem conhecidos). Listas são um microcosmo e foram arrolados única e exclusivamente os que receberam mais indicações. Gustavo Mendanha foi o campeão, seguido dos prefeitos Iris RezendeJânio Darrot e Roberto Naves. Os comentários que acompanham cada nome são sínteses feitas pelo jornal a partir dos que ouviu dos entrevistados. Como a maioria dos consultados pediu a omissão de seus nomes, o jornal optou por não divulgar o nome de nenhum dos votantes.
Adib Elias, prefeito de Catalão | Foto: Renan Accioly / Jornal Opção
1 – Adib Elias/sem partido/Catalão
Trata-se de um “trator”, de uma “força da natureza”. É apontado como um gestor eficiente e dedicado. Só não ganha a eleição se ocorrer um terremoto na cidade – é o que se diz no meio político.
Agenor Rezende, prefeito de Mineiros | Foto: Jornal Opção
2 – Agenor Rezende/MDB/Mineiros
Passou por alguns momentos ruins, mas deslanchou. Sua administração é considerada acima da média. Reeleito, não pode disputar em 2020. Seu candidato já desponta em primeiro lugar, dizem políticos da cidade.
Carlão da Fox, prefeito de Goianira | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção
3 – Carlão da Fox/PSDB/Goianira
Reclama-se que fica pouco em Goianira. Mas há um consenso de que administra a cidade melhor do que o gestor anterior, Miller Assis. Deve trocar o tucanato pelo Pros, de seu amigo Wilder Morais, e é o favorito para a disputa.
Daniel do Sindicato, prefeito de Cristalina | Reprodução
4 – Daniel do Sindicato/PSB/Cristalina
Titubeou no início, mas encontrou o rumo certo e faz uma gestão de qualidade. É jovem e moderno. Tende a ser reeleito. Aliados sugerem que amplie sua frente política.
Divino Lemes, prefeito de Senador Canedo | Foto: Fábio Costa/Jornal Opção
5 – Divino Lemes/PSD/Senador Canedo
É apontado como workaholic e um prefeito eficiente. Popular, tende a ser reeleito. Pode trocar de partido.
Gustavo Mendanha, prefeito de Aparecida de Goiânia | Foto: Fabio Costa/Jornal Opção
6 – Gustavo Mendanha/MDB/Aparecida de Goiânia
Todos os entrevistados disseram que é a revelação administrativa e política de Goiás. Deve ser reeleito, até porque a oposição não consegue encontrar um candidato para enfrentá-lo.
Hildo do Candango, prefeito de Águas Lindas | Foto: Divulgação
7 – Hildo do Candango/PTB/Águas Lindas de Goiás
É apontado como o melhor prefeito da história do município. É gestor eficiente e um político articulado. É uma das estrelas políticas do Entorno de Brasília e é cotado para disputar mandato de deputado estadual ou federal em 2022. Tem condições de fazer o sucessor.
Iris Rezende, prefeito de Goiânia | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção
8 – Iris Rezende/MDB/Goiânia
Tem 86 anos, mas parece ter no máximo 40, tal a sua capacidade de trabalho. 2019 foi o ano das obras na capital, o que consagrou o prefeito. Ele lidera as pesquisas e, se disputar, tende a ser reeleito – talvez no primeiro turno.
Jânio Darrot, prefeito de Trindade | Foto: Fábio Costa/Jornal Opção
9 – Jânio Darrot/PSDB/Trindade
Ficará, até que surja outro, como o melhor prefeito da história de Trindade. Trata-se de um gestor tanto eficiente quanto decente. Recuperou as contas públicas e priorizou obras essenciais para o crescimento da economia do município e para o desenvolvimento. Tende a eleger o sucessor. Assumiu a presidência do PSDB e conseguiu pacificar o partido – que, na sua gestão, saiu da UTI e já começa a andar com as próprias pernas.
Pábio Mossoró: prefeito de Valparaíso | Foto: Fernando Leite/ Jornal Opção
10 –  Pábio Mossoró/Vai para o MDB/Valparaíso
O jovem prefeito é apontado como um gestor criativo e bem avaliado pela população. Depois do rompimento com a deputada Lêda Borges, ficou ainda mais popular. A caminho do MDB, trata-se de um gestor que se preocupa com o social e com o crescimento da economia do município.
Paulo do Vale, prefeito de Rio Verde | Foto: Divulgação
11 – Paulo do Vale/sem partido/Rio Verde
É tido como mais gestor do que político. Mal-humorado, não agrega. Mas, quando se pediu que o gestor fosse examinado, os entrevistados disseram que se trata de um administrador eficiente. Vai pegar uma pedreira pela frente, o médico e ex-prefeito Juraci Martins (PSD).
Roberto Naves, prefeito de Anápolis | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção
12 – Roberto Naves/PP/Anápolis
É citado como mais gestor do que político. No momento, as duas imagens, a do gestor eficiente e a do político que articula com habilidade, começam as ser fundidas. Tem chance de ser reeleito, sobretudo porque seu trabalho é reconhecido. Ele ajustou as contas da prefeitura e faz obras de qualidade.
Rogério Toncoso, prefeito de Morrinhos | Foto: Reprodução
13 – Rogério Troncoso/PTB/Morrinhos
Figura fácil na lista dos melhores prefeitos da história do município. É tido como “grosso” e “mal-educado”. Mas todos reconhecem que se trata de um gestor eficiente, que organizou as contas municipais e fez obras de qualidade. Melhorou a saúde, por exemplo. Aposta-se que fará o sucessor – André Luiz Mattos ou Tércio Menezes.
Selma Bastos, prefeita da Cidade de Goiás | Foto: Reprodução
14 – Selma Bastos/PT/Cidade de Goiás
Há quem diga que o PT não sabe administrar e gosta mesmo é de convocar uma reunião para, ao seu término, convocar outra reunião. Mas os entrevistados garantem que a petista faz uma administração qualitativa. Não pode ser reeleita, pois está no segundo mandato.
Valmir Pedro, prefeito de Uruaçu | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção
15 – Valmir Pedro/PSDB/Uruaçu
Conhecido como “prefeito das obras”, o tucano revelou-se um político competente e, sobretudo, um gestor eficiente e criativo. Ele articula os recursos de maneira que se possa fazer várias obras ao mesmo tempo. Tem uma pedreira pela frente, Azarias Machadinho, bancado pelo governador Ronaldo Caiado. Mas é um candidato altamente competitivo.
Vinícius Luz, prefeito de Jataí | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção
16 – Vinicius Luz/PSDB/Jataí
O jovem prefeito é citado como um gestor eficiente, que recuperou a cidade. No conjunto, sua administração é bem avaliada. Vai enfrentar uma pedreira em 2020, o ex-prefeito Humberto Machado. Mas este pode ser surpreendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário