Por Alberto Pessoa
Fotos: Beto Castanheiro
Fotos: Beto Castanheiro
Em recepção que reuniu vários membros, familiares e convidados especiais no Inpalgo, neste sábado (27), a Academia Águaslindense de Letras (Aletras) empossou novos membros titulares. Os trabalhos foram presididos pelo Diretor da Mesa Filemon Félix.
A sessão solene teve por finalidade empossar três novos acadêmicos titulares: ANA MARIA DE FREITAS ROCHA, cadeira 35, que tem como patrono o escritor Monteiro Lobato; DAVI PEREIRA ROCHA, cadeira 31, que tem como patrono o compositor Mário Lago; e FRANCISCO DE ASSIS DO NASCIMENTO, cadeira 10, que tem como patrono o jurista Rui Barbosa. Também foram empossados três novos acadêmicos beneméritos: o professor FLÁVIO PIKANA LEMOS e os advogados PATRÍCIA LUIZA MOUTINHO ZAPPONI e IDAMAR BORGES VIEIRA. A solenidade serviu também para apresentar à comunidade literária os seis novos patronos da ALETRAS: LIMA BARRETO, patrono da cadeira 4, ocupada por Júnior Marques; ARIANO SUASSUNA, patrono da cadeira 25, ocupada por Luh Veiga; FERREIRA GULLAR, patrono da cadeira 12, ocupada por Nilva Belo; CARLOS VINÍCIUS FONTES, patrono da cadeira 34, ocupada por seu filho, Leopoldo de Saint Just; ABÍLIO WOLNEY, patrono da cadeira 7, ocupada por seu neto, Abílio Wolney Aires; ADÃO LOPES DE SOUZA, patrono da cadeira 20, ocupada por sua filha, Herotildes Milhomem.
"Vale destacar a presença de vários convidados, autoridades, acadêmicos titulares e beneméritos, que abrilhantaram o evento. Lamentamos a ausência dos confrades Pedro Gomes, por motivo de saúde; Abílio Wolney, por motivo de saúde de sua mãe; Rômulo Nunes, que, seu Deus quiser, brevemente estará conosco; e dos demais acadêmicos titulares, que justificaram ou não a ausência. Agradecemos a presença dos acadêmicos titulares: Jorge Montanha, André Rocha, Gegê Brasil, Antônio Vanderley, Erismá de Moura, Herotildes Milhomem, Coronel Saint Just, Carminha Manfredini, Dr. Marrocos, Nilva Belo e Mestre Ribamar (uma grata surpresa, visto que passou um período afastado do nosso convívio, mas, agora, está de volta). Quero externar meu agradecimento especial à nossa secretária administrativa, Divanir de Castro, Sabrina de Almeida: organização do evento, composição das canções e poemas para os novos patronos, ensaios e gravação de voz para uma das canções e preparação das capas do CD, entre outros;
Jorge Montanha: mestre de cerimônia, ensaios e gravação de voz para uma das canções e operação do som no evento, entre outros;
Gegê Brasil: ensaios e gravação de voz para uma das canções, entre outros;
Antônio Vanderley: apoio na preparação do coquetel, entre outros;
Herotildes Milhomem: elaboração das peças em homenagem a seu pai, patrono da cadeira 20;
Abílio Wolney: elaboração do poema transformado em canção, em homenagem a seu avô, patrono da cadeira 7;
Coronel Saint Just: elaboração do poema transformado em canção, em homenagem a seu pai, patrono da cadeira 34. Agradecimento especial a Dom Chicão, pela cessão do INPALGO", disse o presidente Filemon Felix.
O novo imortal Francisco de Assis disse que o município está de parabéns pela importância da Aletras.
"Agradeço também a presença do secretário de municipal obras José Fernandes Dinando, no entanto foi sentida a ausência do Prefeito Hildo e do secretário de educação, estes, convidados especiais do evento e que por motivo de força maior não puderam comparecer. ALETRAS começa tomar destaque no cenário Estadual, buscando conscientizar a sociedade para a importância da leitura, da conscientização da constituição dos sujeitos que historicamente desempenham o engrandecimento de uma região. A Academia de Letras é responsável por construir a biografia de uma região e de seus governantes e membros ativos socialmente.
"Parabéns a todos por prestigiarem um momento de tal significância para Águas Lindas do Goiás", reiterou.
Quero agradecer o convite e parabenizar toda diretoria da ALETRAS em nome do seu PRESIDENTE professor Filemon Felix.
ResponderExcluir