Capital já realiza provas práticas e teóricas. Retorno de avaliações de condutores será gradual em todo Estado conforme avanços da pandemia
Por Fernanda Santos
A partir de quinta-feira, 25, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran) irá retomar os testes práticos de direção de maneira gradual em cidades do interior do Estado. De acordo com o órgão, tudo será realizado conforme critérios técnicos das autoridades locais e segurança sanitária.
O retorno deverá ocorrer primeiro nas cidades de Campos Belos, Anápolis, São Simão, Barro Alto, Aparecida de Goiânia, Alto Paraíso, Caçu, Jaraguá, Caiapônia, Trindade, Pirenópolis, Quirinópolis e Sanclerlândia. O Detran irá realizar estudos técnicos para que mais municípios sejam atendidos nos próximos dias.
As provas haviam sido suspensas no início da pandemia e a retomada foi iniciada desde o dia 4 de junho, na capital. Os horários são agendados, são utilizados EPIs, aferição de temperatura dos envolvidos e limitação de candidatos atendidos por dia. Antes da pandemia, eram agendados 300 candidatos por banca no interior. Com as medidas adotadas, os candidatos serão limitados a 98 na categoria quatro rodas e 70 na categoria duas rodas. O agendamento ocorre pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs) no portal da autarquia.
Atualmente, são 70 mil processos de habilitação abertos em Goiás em diferentes etapas e a previsão é de que aos poucos todos os municípios retomem. Cada examinador atenderá um candidato a cada meia hora, com no máximo 14 aspirantes/hora por banca de veículos de quatro rodas. Não será permitida a presença de acompanhantes no local.
Os veículos serão higienizados com água, sabão e álcool 70% no intervalo entre as provas e todos envolvidos deverão utilizar máscaras e luvas, candidatos e examinadores. No caso das motos, cada aluno terá de usar seu próprio capacete, não será permitido o compartilhamento. As áreas em que o veículo for tocadas serão higienizadas nos intervalos das provas.
Já as provas teóricas ocorrem em Goiânia desde 20 de maio. Aparecida de Goiânia, Goianira e Anápolis também já realizam essa modalidade. A retomada será estendida para Senador Canedo, Catalão, Jataí e Montividiu. Medidas de prevenção do contágio pelo coronavírus também são tomadas, limitando a quantidade de alunos por hora. Salas e equipamentos são higienizados entre as provas e todos são obrigados a utilizar EPIs e higienizar as mãos.
Fonte: Jornal Opção
Nenhum comentário:
Postar um comentário