sábado, 18 de fevereiro de 2017

CÂMARA É NOTICIA--Vereadores retornam do recesso e sessões iniciam com debates e clima tenso

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas em pé e terno

Por Moisés Tavares 

No dia 15 teve inicio os trabalhos legislativos com a sessão de abertura onde compareceram o prefeito Hildo do Candango, a primeira dama Alendra de Sousa, o  vice prefeito Luiz Alberto Jiribita, o senador Wilder Morais e várias outras autoridades civis, militares e eclesiásticas.
No dia seguinte começaram os debates e apresentações de propostas e projetos de lei. Uma das propostas apresentadas foi a mudança da Lei Orgânica do Município para que o mandato do presidente da Câmara se estenda para dois anos, vale lembrar que na legislatura que se encerrou no último dia 31 de dezembro de 2016 os vereadores haviam aprovado o fim da reeleição para a presidência da casa.


Veja abaixo alguns discursos de vereadores que fizeram uso da tribuna


A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, terno e close-upO presidente Rogemberg Barbosa- PRB, ao iniciar a sessão  foi parabenizado por vários vereadores, pela condução dos trabalhos na sessão de abertura da Câmara e recebeu o apoio para a  prorrogação de mandato na presidência, a proposta ficou de ser analisada. 
Rogemberg  é o homem certo, está no lugar certo, na hora certa, afirmaram vários vereadores.









A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, close-upNa segunda sessão ordinária o vereador Luiz de Aquino-PHS,  informou que esteve com o prefeito Hildo do Candango e colocou o cargo de líder do governo na Câmara a disposição do prefeito que de pronto disse ao vereador que o mesmo continuaria liderando na Câmara. Aquino afirmou na tribuna que Hildo do Candango tem hoje na base de seu governo 19 vereadores e que todos estão unidos, ou seja de novo como na legislatura anterior Hildo não terá oposição.
Na sessão seguinte Luiz de Aquino cobrou do executivo ( leia- se prefeito Hildo do Candango), a construção do Centro de Ensino Especial de Águas Lindas de Goiás, para atender os portadores de necessidades especiais da cidade.




Resultado de imagem para imagens de aderson da modelleO vereador  Aderson da Modelle- PTB, pediu a união de todos os vereadores e do prefeito Hildo do Candango para que solicitem ao governo do estado que o Detran de Águas Lindas de Goiás volte a atender a comunidade com excelência. Hoje depender do Detran da cidade é uma luta, disse o vereador, quem precisa resolver documentação no órgão sofre, pois a espera é longa.





A imagem pode conter: 2 pessoas, área internaO ex  presidente da Câmara Evandro do Rainha da Paz-PSB,  informou aos presentes que  antes de deixar a presidência devolveu ao executivo R$193 mil reais( o dinheiro já está na conta da prefeitura, disse ele) e sugeriu que este recurso seja usado para compra de duas novas ambulâncias  para atender a saúde do município.



O vereador Anderson Teodoro-PSDB,  em seu discurso mandou um recado duro para o secretário de Transporte Vicente Manoel e disse “ não mexa com o meu povo”,  Teodoro afirmou que esse mandato será diferente  dos últimos 4 anos passados onde o seu grupo sofreu perseguição , defendeu o seu grupo politico e repetiu da tribuna que não aceita que ninguém mexa com seu grupo.




Imagem relacionadaO vereador  Professor Silvério Correa-PV, fez um discurso apresentando detalhes de quando foi secretário de educação e de suas ações na pasta, explicou sobre a distribuição e aplicação da verba da educação, foi aparteado por alguns pares que o elogiou e o parabenizou pela sua passagem a frente da educação e pelo que realizou a frente da mesma.








A imagem pode conter: 8 pessoas Neide Enfermeira-PSD,  votou a favor do projeto que concede multa a quem deixar o lote sujo e aproveitou para informar que trabalhou no município por vários anos como técnica de enfermagem e que ela mesma já limpou o seu lote, disse que no período em que trabalhou no município viu muitos casos de dengue, concluiu dizendo que presta um serviço social ao município.




Resultado de imagem para imagens de j barrosO vereador J Barros-PTC, ao fazer uso da palavra  manifestou a insatisfação de ter ouvido de um colega parlamentar ( não quis citar o nome)  que por não ter curso superior o chamou de analfabeto.  Barros fez um histórico de sua vida, sua luta e suas conquistas, foi aparteado por vários vereadores que o parabenizaram por ser um empresário de sucesso.







A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, close-up Oliveira Junior-PPS, votou contra o projeto que multa  quem deixar seus lotes  sujos e justificou que o país passa por uma crise nacional e este não é o momento de votar matérias criando despesas para comunidade.










A imagem pode conter: 1 pessoaO vice presidente da Câmara Everaldo Veículos-PTC, votou a favor do projeto que multa quem deixar o lote sujo e com mato alto e disse que ele mesmo também já limpou seus lotes e lembrou que seu pai quando esteve na cidade contraiu dengue devido a estes lotes que ficam sujos.






Muitos outros vereadores fizeram uso da palavra, mas em apartes e na hora do voto.

A  sessão do dia 16/02 quase termina com um racha na base do governo, o assunto foi a redistribuição da verba da câmara para os gabinetes dos vereadores  em sua total igualdade defendida pelo líder do governo e a proposta de prorrogação do mandato do presidente, mas nas sessões seguintes o clima voltou a sua normalidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário