segunda-feira, 28 de novembro de 2016

ALETRAS AJUDA A MOVIMENTAR A CULTURA LITERÁRIA ANAPOLINA A ALETRAS





 – Academia Aguaslindense de Letras, instituição acadêmica literária, sem fins lucrativos, foi convidada e participou da 2ª FLANA – Feira Literária de Anápolis, ajudando a movimentar o final de semana cultural anapolino, durante os dias 04, 05 e 06 de novembro, ocorrida no Hall do Centro Administrativo, na Avenida Brasil – Anápolis-GO. Foi um evento literário realizado pela ULA – União Literária Anapolina e pela ANALE- Academia Anapolina de Letras, com o objetivo de divulgar e valorizar as obras produzidas pelos escritores anapolinos e de outros municípios goianos, além de promover o intercâmbio entre sociedade e escritores, e dos escritores entre si; Durante o evento ocorreram feira de troca de livros, atrações musicais, recitais, apresentações teatrais, lançamentos de livros e exposição do artista plástico Napefi – convidado especial da FLANA. Teve o espaço para livros infantis e infanto-juvenis através da FLANINHA e a escritora Cora Coralina foi a homenageada do evento, contendo informações sobre a vida e a obra da escritora; Por sua vez, a anapolina Sônia Maria Santos foi a escritora homenageada pela Flaninha.
O evento guardou espaço na agenda para as crianças, tendo apresentação de bonecos, oficina de poesia, apresentação folclórica, oficina de musicalização infantil e lançamento e exposição de livros à elas; O encontro foi amplo, contou com artes plásticas e apresentação musical; Além da realização de recitais poéticos musicais, como o apresentado pela instituição literária aguaslindense Aletras, institulado de SARAU DAS ÁGUAS, com recitais de poesias e poemas dos escritores aguaslindenses. Ocorreram palestras para o público adulto, o Professor Juscelino Polonial realizou a palestra “Literatura e História na Política Brasileira”; Já Ana Maria Rocha proporcionou um debate sobre a literatura realizada em Anápolis, Edna Elói, professora Anapolina com a palestra “Ainda há tempo para a poesia”. Houve no último dia uma mesa redonda sobre a literatura de Goiás, com José Fábio, Solemar Oliveira, Ademir Luiz, Adelice Barros e Edna Elói. A Feira Literária teve um amplo apoio da iniciativa privada, terceiro setor e órgãos públicos municipais, se tornando assim o principal evento cultural no roteiro do município. “É um evento realizado com o esforço de vários intelectuais, que se desdobraram para levar cultura aos anapolinos. E neste tocante temos nos dedicado a formar públicos e autores mais jovens através da Flaninha” disse Valéria Litvac, uma das organizadoras do evento, juntamente com a Presidente da Academia Anapolina de Letras Natalina Rodrigues, que mostraram aos participantes a magia da poesia e sua estrutura, tornando os encontros uma agenda constante da região; - Muita música popular brasileira com o cantor Roberto Brenner e o maestro Giovanni Tronconi.
Os escritores da Aletras, tiveram um estande próprio no evento, no qual foram expostas, lançadas e vendidas obras de vários escritores integrantes da Academia Aguaslindense de Letras; Dentre elas foram a obra: “Equinócio de Primavera – letras para canções” do escritor e Presidente da Aletras Rômulo Víctor; a miscelânea de 10 autores da Aletras institulada “Em cantos em Versos – poesias e contos”, autografada pelos escritores Sabrina de Almeida; Major Saint Just; Pedro Gomes; João Alberto; Rômulo Víctor; Vânia Lúcia; André Rocha; Professor Vanderley Santos (“o poeta da educação”); Carlinhos Poeta e Gegê Brasil; o escritor Pedro Gomes da Silva esteve presentes com mais de 08 obras de sua autoria para serem prestigiadas no evento; Um dos pontos altos da Feira Literária foram as obras de arte do artista plástico, escultor, escritor e calígrafo Mestre Ribamar, que homenageou muitas crianças e visitantes no evento com suas poesias em letras artesanais; O escritor benemérito da
Aletras, Rômulo Neves lançou suas poesias na obra “Terminal”; Também o romance policial adulto “Medo de Sonhar” dos coautores Pedro Gomes e Mestre Ribamar, foi um sucesso de vendas no evento. O “imortal” da Aletras, Ismar Lemes de Abreu teve participação efetiva em palestras sobre “a importância da poesia e sua modernidade”, lançando a coletânea “Voz”, patrocinada pela Secretaria de Cultura do DF, e também representando o “Celeiro Literário Brasiliense”, na pessoa do Presidente Ronaldo Mousinho. O estande da Aletras teve a ilustre presença do Escritor e Acadêmico Titular da Cadeira 2 da ANALE – Academia Anapolina de Letras, o Dr. Abílio Wolney Aires Neto, que prestigiou os escritores aguaslindenses, adquirindo todas as obras de seus escritores, ele que já foi Juiz Titular da Comarca de Águas Lindas de Goiás em fins dos anos 90. - Declarou ele: “Me sinto feliz, e em casa com vocês, pois Águas Lindas de Goiás sempre esteve e estará no meu coração, fiquei sabendo da existência da Aletras, já ia fazer contato com vocês, fazia meses que tive a notícia através do escritor da nossa academia, Professor David Rocha, que nos trouxe informações de vocês, quando esteve participando da 32ª Feira do Livro de Brasília.” Participaram ainda do evento, os acadêmicos da Aletras: Divanir Castro; Delzuíta Gomes; Keilla Rodrigues, Cássia Gomes e Thiago Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário