sexta-feira, 29 de julho de 2016

ALETRAS – ACADEMIA AGUASLINDENSE DE LETRAS, DESTAQUE NA 32ª FEIRA DO LIVRO DE BRASÍLIA, REPRESENTANDO O ENTORNO DO DF E O ESTADO DE GOIÁS.



Com expressiva participação na 32ª Feira do Livro de Brasília, realizada entre os dias 16 a 24 de julho no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a ALETRAS – Academia Aguaslindense de Letras arrancou inúmeros elogios e foi centro das atenções entre as instituições integrantes do Terceiro Setor, especialmente entre as academias de letras que agregam os escritores e os amantes da literatura em geral, tanto que o Jornalista Paulo Souza (Ponto para Ler) publicou as impressões deixadas pelo estande da ALETRAS, única representante do Estado de Goiás, e em especial o município goiano de Águas Lindas de Goiás: “Este estande está fenomenal, nele temos a organização literária da cidade de Águas Lindas de Goiás – GO, eles tem 40 escritores associados e a diversidade é incrível, pelo que eu pude ver a maioria das publicações são independentes e isso é o melhor da literatura, ela se firma mesmo sem o patrocínio das grandes editoras. Aqui também pude conhecer o trabalho do Mestre Ribamar, escritor e escultor. O estande está repleto de esculturas feitas por ele com arame ou saco de cimento. O Dom Quixote foi feito de saco de cimento e eu simplesmente me apaixonei por ele. Sim, eu também não entendi por que havia um estande das Testemunhas de Jeová na feira do livro, e foi aí que eu me surpreendi. Eles fazem publicações de todos os livros deles em mais de 700 idiomas! Todos são publicações gratuitas! O site, jw.org, que é deles tem plataforma para os 700 idiomas e cursos gratuitos para todos eles! Se você for curioso como eu, e quiser conhecer mais sobre a religião deles, vale a pena parar e agregar conhecimento, caso contrário as informações que eu disse já são bem legais. ”
Rômulo Víctor, escritor e Presidente da Aletras, esclarece ainda que a academia orgulhosamente desempenhou o seu papel de fomentar o trabalho de seus escritores, em especial daqueles que são de Águas Lindas de Goiás-GO., sendo a única instituição presente nesta Feira do Livro que representou o Entorno do DF e o Estado de Goiás. Para quem não sabe, a Aletras segue os moldes da ABL – Academia Brasileira de Letras, é composta de 40 Acadêmicos Titulares de Cadeiras patroneadas por renomados escritores brasileiros falecidos, portanto considerados “imortais” pelo caráter meritório das suas obras, tendo assim o papel de manter viva a memória de seus Patronos e escritores, nisto consiste a “imortalidade”. Além da categoria de Titulares (principal), há ainda outras categorias: honorários, beneméritos, correspondentes e suplentes, hoje atualmente a instituição possui cerca de 90 membros entre todas as categorias de associados.
Na 32ª Feira do Livro de Brasília a Aletras através de seus escritores lançou diversas obras literárias entre elas o romance: “GLAMOUR – Entre o amor e a vingança” de Dérik Reis, que teve momentos de autógrafos ao lado do Acadêmico Honorário da Aletras Cristovam Buarque que lançou “Uma Nova Esquerda e o Brasil que Queremos”, na sala de lançamentos simultâneos; Houve vários relançamentos dos escritores da Aletras entre eles: “EQUINÓCIO DE PRIMAVERA – letras para canções” de Rômulo Víctor; o romance “OLHOS DE RAIO X” de Pedro Gomes da Silva; “MEDO DE
SONHAR” romance policial ocorrido em Taguatinga-DF, escrito por Mestre Ribamar e Pedro Gomes; “PALAVRAS CRUZADAS” poesias de Alberto Pessoa; a Coletânea de 10 escritores intitulada “EM CANTOS EM VERSOS” poesias e contos; O Professor e escritor André Rocha, um dos “imortais” da Aletras com sonetos em “ QUASE TODOS SENTIMENTOS EM VERSOS”; Sabrina de Almeida com AS AVENTURAS DA TURMA DA LETRINHA - Inclusão com Diversão, categoria infantil; Os acadêmicos da Aletras e seus admiradores participaram de diversos eventos: O Professor Filemon Félix, Titular da Cadeira 33, proferiu Palestra sobre “A oralidade poética no ensino da Língua Portuguesa”; Bate-Papo com a Acadêmica da Cadeira 3 a Professora Carminha Manfredini que falou de “Memórias de Renato Russo”; O Professor e escritor André Rocha ministrou “Oficina de Criação Poética”; No Espaço “Rapel” gerenciado pelo também “imortal” da Aletras o escritor Hézio Teixeira, a Academia teve o auge da sua participação no evento, com um recorde de público ao produzir o “SARAU DAS ÁGUAS”, um misto de declamações de poesias e poemas; repentes, cordéis, frases, pensamentos, improvisos e muita música ao som dos Acadêmicos Gegê Brasil e Xaxá do Pandeiro, tendo como apresentador do evento o escritor e Acadêmico Titular Jorge “Montanha”;
Rômulo Víctor ainda destacou que a presença da Aletras na 32ª Feira do Livro de Brasília, deve-se ao empenho dos Acadêmicos Ismar Lemes e Hézio Teixeira que passaram todos os passos necessários para adquirirmos êxito na consecução de um estande exclusivo para o entorno do DF, além destes teve a bem sucedida parceria com as instituições, também integrantes do terceiro setor, Academia Cruzeirense de Letras na pessoa do Presidente Mauro Rocha e do Celeiro Literário Brasiliense presidido pelo escritor Ronaldo Mousinho. O reconhecimento da importância da Aletras – Academia Aguaslindense de Letras para o cenário literário do DF e Entorno, foi demonstrado pela citação especial feita pelo Presidente do SINDIESCRITORES – Sindicato dos Escritores do Distrito Federal e um dos Coordenadores da Feira, Marcos Linhares, que na cerimônia de encerramento do evento citou: “a presença de Águas Lindas de Goiás, através da Aletras com a qualidade de seus escritores, engrandeceu este evento”. Percebeu-se então: “Lamentou-se apenas a ausência de integrantes ou quaisquer representantes do Governo Municipal Aguaslindense nestes dias de Feira, para prestigiar e reconhecer o importante trabalho desta instituição no cenário literário goiano e distrital. Mas para o próximo ano, na próxima feira do livro uma certeza teremos, a Aletras terá o seu lugar garantido!!”













4 comentários:

  1. Excelente matéria!
    Vida longa à ALETRAS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza confrade André Rocha, grande poeta trovador da Aletras

      Excluir
  2. A Aletras é um presente para o povo aguaslindense. Mais uma missão cumprida pela nossa instituição!! Viva a cultura literária brasileira!

    ResponderExcluir